Caminhoneiros se queixam de multas na área do porto



Motoristas de caminhão autônomos e ligados a cooperativas e sindicatos que atuam no Porto de Paranaguá cruzaram os braços na manhã do último dia 29. A medida foi um protesto contra a determinação do Ministério Público (MP) que pediu à prefeitura de Paranaguá mais rigor na aplicação da lei de trânsito que impede o tráfego de caminhões dentro da cidade.

Os motoristas fecharam totalmente a BR-277 até as 10 horas da manhã nas proximidades do porto e queimaram pneus. Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a manifestação não prejudicou as operações portuárias, apenas causou lentidão no acesso ao cais comercial.

Após a determinação do MP, a Guarda Municipal intensificou a aplicação de multas aos caminhões que circulam dentro da cidade. O MP entendeu que os caminhões estavam causando transtorno ao trânsito nos arredores da área portuária em função dos estacionamentos irregulares.

Segundo o presidente da Cooperativa Mista e de Transporte de Fertilizantes, Sal, Corrosivos e Derivados do Litoral, Luiz Henrique Castanho Coelho, em menos de uma semana foram mais de 80 multas emitidas. “Tem motorista que teve a carteira suspensa e não consegue mais trabalhar. Estão multando até caminhões estacionados dentro de casas”, afirmou.

O prefeito Edison Kersten recebeu os motoristas e informou que uma comissão será formada para encontrar uma solução. “Vamos chamar todos os segmentos para discutir em conjunto, ao mesmo tempo em que iremos rever os casos de comprovada injustiça na notificação. Depois, chamaremos também o MP para participar das discussões”, disse.