Concurso Melhor Motorista da Scania já tem mais de 20 mil inscritos



A competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, promovida pela Scania desde 2005, acaba de registrar 20 mil motoristas inscritos, um recorde na comparação com o mesmo período de cadastramento da quarta edição, quando houve a adesão de 9 mil motoristas em um mês e meio. Até o momento, 30% das inscrições foram feitas via internet, o que mostra uma nova tendência no MMCB 2014.

A meta da Scania é alcançar nesta edição 50 mil inscritos. Os interessados têm até 27 de julho para efetuar o cadastro e a prova escrita pelo site www.melhormotorista.com.br ou realizar a inscrição em pontos credenciados, como concessionárias da Rede Scania, Rede Noma, Rede Bridgestone/Bandag, Rede Graal e unidades do Sest Senat. A lista completa de locais está no site da ação.

“Contamos com o apoio de grandes operadores logísticos, entidades de classe privadas e públicas e, especialmente nesta edição, dos embarcadores – clientes dos clientes da Scania. Queremos ressaltar a importância do motorista de caminhão. Para isso, um condutor treinado e altamente capacitado faz diferença nos resultados finais das operações de transporte, proporcionando economia de combustível, melhor desempenho e menos acidentes”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil.

O Melhor Motorista de Caminhão do Brasil visa a incentivar o treinamento, apoiar a direção segura nas estradas e promover a valorização do profissional. A grande final contará com 28 campeões regionais e será realizada de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.

A competição conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.

Como participar

“O motorista que tiver interesse na competição deve possuir carteira de habilitação categoria E, preencher um formulário e responder a um questionário no ato da inscrição”, explica Machado. “Os participantes serão avaliados por meio de provas teóricas e práticas que abordarão temas relacionados a legislação, preocupação ambiental e condução responsável, defensiva e econômica.”

Etapas

A competição 2014 está dividida em quatro fases. Na inscrição, o participante já será testado, e só passará para a segunda etapa se for aprovado no questionário obrigatório do cadastro.

A segunda fase será uma prova teórica online; a terceira consistirá nas provas práticas das 28 etapas regionais, e a grande final ocorrerá no período de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.

Caso o participante seja aprovado na primeira fase, poderá fazer a prova teórica online até 30 de julho. Ela será formada por 20 questões de múltipla escolha e uma dissertativa, que abordarão temas como direção, segurança, equipamentos e legislação. No ato da inscrição, o participante receberá um folheto educacional de conteúdo (digital ou impresso, dependendo da forma do cadastro) que reforça os temas da prova, além de conter dicas para uma condução eficaz, economia de combustível, manutenção preventiva e preservação do meio ambiente.

Na ficha de inscrição, o condutor apontará dentre os locais preestabelecidos onde pretende realizar a final regional, caso seja aprovado na primeira fase. Os classificados na prova online serão informados por telefone. Em caso de dúvida, o motorista poderá saná-las pelo telefone 0800 772 9822.

De acordo com o regulamento, a pontuação mínima de aprovação para a segunda fase será de 12 pontos. Em caso de igualdade, o critério de desempate será a questão dissertativa com maiores notas; num último recurso, a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação selecionará o classificado.

As finais regionais serão organizadas de 2 de agosto a 16 de novembro, em 14 cidades diferentes e nos fins de semana, com uma prova por dia (sábado e domingo) e um total de 28 motoristas finalistas. Portanto, estarão classificados o primeiro colocado do sábado e o campeão do domingo. Cada desafio regional avaliará os condutores por provas teóricas e práticas (checklist e segurança de carga, percurso – direção econômica e manobra).

As 28 fases regionais serão disputadas dentro das concessionárias Scania, nas cidades de Sumaré, SP (2 e 3 de agosto); Guarulhos, SP (9 e 10 de agosto); São José dos Pinhais, PR  (16 e 17 de agosto); Eldorado do Sul, RS (23 e 24 de agosto); Lajeado, RS (30 e 31 de agosto); Dourados, MS (6 e 7 de setembro); Sinop, MT (13 e 14 de setembro); Porto Velho, RO (20 e 21 de setembro); Uberlândia, MG (27 e 28 de setembro); Feira de Santana, BA (11  e 12 de outubro); Jaboatão dos Guararapes, PE (18 e 19 de outubro); Marituba, PA (1º e 2 de novembro); Contagem, MG (8 e 9 de novembro), e Rio de Janeiro (15 e 16 de novembro).

Premiação


Todos os inscritos na competição ganharão um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. Aqueles que passarem pela prova teórica online, segunda fase, ganharão o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest Senat. Todos os 28 campeões regionais ainda recebem o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas.

Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil (aumento de R$ 10 mil em relação à última edição), distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ele ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest Senat. O segundo e o terceiro colocados ganham uma série de prêmios, entre eles uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest Senat.

A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.