Lançado aplicativo que conecta caminhoneiros e cargas



Chega ao mercado uma plataforma pioneira, destinada exclusivamente ao setor de carga e transporte. O TruckPad (www.truckpad.com.br) é o primeiro aplicativo desenvolvido para caminhoneiros e empresas de transporte, disponibilizando em smartphones um marketplace em que cargas são oferecidas e caminhoneiros escolhem os fretes de interesse. O aplicativo funciona em beta desde setembro de 2013, e já registra 3,5 mil caminhoneiros cadastrados e uma média de 2,5 mil fretes ofertados por dia. Em junho deste ano, o TruckPad foi selecionado e é uma das startups aceleradas pelo programa Abril Pulg’n Play.

Com mais de 30 anos de experiência no setor de transporte e logística, Carlos Mira teve, em 2011, a ideia de criar um aplicativo que otimizasse o processo de transporte de cargas e que, por consequência, modernizasse e aumentasse a eficiência desse setor. Com esse desafio em mente, abriu mão do cargo de presidente de uma grande empresa do setor (que leva o seu sobrenome) e que tem mais de 35 anos de existência na área de transporte de cargas, e tornou-se uma referência no mercado sobre logística. Após lançar livros e ministrar cursos sobre o segmento, Mira então dedicou-se ao desenvolvimento do TruckPad e  lançou a primeira versão do aplicativo em setembro de 2013, mas já trabalha no projeto desde 2011.

O aplicativo, atualmente disponível para Android, funciona de forma simples: para o caminhoneiro, basta incluir seus dados – tipo de caminhão e carroceria – e dizer para quais regiões costuma viajar. Ao finalizar o cadastro, o motorista já começa a receber as ofertas de carga e escolhe a de seu interesse. Já as empresas podem entrar no site do TruckPad (www.truckpad.com.br), colocar a origem e destino, o tipo da carga e as características do caminhão que precisa. No mesmo momento, aparecerá, em um mapa, a localização dos caminhoneiros que podem fazer o frete. Então, a empresa envia a oferta de frete e, por meio de um chat, acerta com o caminhoneiro o serviço.

“Existe um amplo mercado, com cerca de 1 milhão de clientes potenciais, ou seja, caminhoneiros autônomos, que faturam juntos cerca de R$ 70 bilhões por ano. Um nicho bastante específico, contudo muito pouco assistido por tecnologias de comunicação. O TruckPad vem para ser a primeira solução que otimiza e facilita a vida destes profissionais e das empresas, sempre levando em conta a segurança do caminhoneiro e a honestidade da empresa contratante, por isso, antes de efetuar a conexão, o sistema faz uma rigorosa pesquisa sobre quem são os envolvidos neste processo”, afirma Carlos Mira, CEO do TruckPad.

O TruckPad ainda oferece outras vantagens, como permitir que o caminhoneiro execute tarefas rotineiras do seu dia a dia, como conversar com os amigos da estrada, compartilhar sua localização com o cliente e os familiares e acompanhar as notícias do trajeto que vai percorrer. Para as empresas, o aplicativo garante uma maior assertividade em suas contratações e melhor logística no transporte de seus produtos. O objetivo da empresa, segundo Mira, é dobrar os números até o final deste ano.

“O TruckPad é apenas o início de um projeto maior, que visa facilitar importantes controles e serviços rotineiros do caminhoneiro. Com a experiência adquirida nestes 30 anos, temos condições de entender as carências de motoristas e empresas e, aos poucos, irmos oferecendo mais opções de serviços e produtos, modernizado um setor carente de profissionalização, de ferramentas e tecnologia que possam, de fato, mudar o panorama do setor de transporte”, finaliza Mira. Veja o vídeo com o empresário explicando o projeto.