Fetrabens realiza projeto de saúde para caminhoneiros



A Federação dos Caminhoneiros de Carga em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens) está realizando os projetos “Dental Care – Sorrindo na Estrada” e “Compensar – Projeto Ambiental”. Ambos voltados para os caminhoneiros Autônomos. A iniciativa visa atender, inicialmente, 12 municípios paulistas, sendo que os municípios de Ourinhos, Porangaba e Cesário Lange já foram atendidos.

 
Em parceria com as Prefeituras de Tatuí e Bofete, no interior Paulista, e com o Sindicatos dos Caminhoneiros de Tatuí, a Fetrabens realizará ambos os projetos nos dias 21 e 22 de agosto, Bofete; e 25 e 26, em Tatuí.
 
O “Dental Care – Sorrindo na Estrada” trata-se de um dos maiores projetos de saúde bucal já realizado para a categoria. Por meio dele, os caminhoneiros autônomos recebem tratamento dentário gratuito. Já o “Compensar – Projeto Ambiental”, lançado em 2011, trata-se de um programa socioambiental cujo objetivo é  inserir o caminhoneiro autônomo no universo da responsabilidade ambiental. Por meio desse programa, a Fetrabens equipou onze viaturas – zero KM – com instrumentos capacitados para a medição de fumaça preta – Opacímetro – e de detecção de ruído no motor – Decibelímetro. 
 
Em Bofete, a Prefeitura local cedeu dois dentistas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, além do material utilizados nos tratamentos. Já em Tatuí, a parceria envolveu além da coordenadoria Odontológica, da Secretaria Municipal da Saúde, o Sindicato dos Caminhoneiros da cidade e região, o vereador Marquinho da Santa Casa e o Auto Posto Trevo, onde os projetos serão realizados.
 
De acordo com o prefeito de Bofete, Claudécio José Ebúrneo, o Torão, informou que ambos os programas serão de grande valia para os moradores da cidade. “Além de atender os caminhoneiros, o projeto “Dental Care” também atenderá seus familiares. Já o Compensar vai contribuir para melhorar o ar na cidade, pois os caminhões passarão por uma verdadeira inspeção veicular”, comemorou.
 
Em Tatuí, de acordo com o coordenador de Odontologia, da Secretaria de Saúde de Tatuí, Leandro Russo, os projetos atendem à proposta da Prefeitura local. “Ambos os programas tem um caráter social e visam o bem-estar da população, de modo geral”, afirmou. O vereador Marquinho da Santa Casa avalia que os projetos beneficiam os caminhoneiros autônomos, e também a população da cidade. “Sobretudo o programa “Compensar”, pois com a redução de emissão de fumaça preta e diminuição de ruído do motor dos caminhões, ganham o caminhoneiros e a população em geral, que passam a conviver com menos poluição do ar e sonora”, comemora.
 
O Auto Posto Trevo é um tradicional ponto de parada de caminhoneiros, na região. Segundo seu proprietário Nilson Alexandre Bordinhon, o Alemão, o Posto recebe mais de 200 caminhões dia. “Para nós, realizarmos os projetos aqui é uma honra. Já oferecemos muitos benefícios para os caminhoneiros, como academia a céu aberto, infraestrutura para higiene pessoal, entre outros”, informa.
 
O Prefeito municipal, José Manuel Correa Coelho, o Manu, também, aprova a realização dos projetos em Tatuí, e pretende incentivar que a empresas e a prefeitura mantenham suas frota de caminhões com o nível de emissão de fumaça dentro dos padrões permitidos. “Podemos até apresentar um projeto de Lei, tornando obrigatório a realização de testes dessa natureza”, adiantou. A noticia agradou o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Tatuí e região, Luiz Monzart Simão. “Estamos trabalhando na cidade há algum tempo para viabilizar esse projeto”, informou.
 
Segundo o presidente da Federação dos Caminhoneiros de Carga em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens), Norival de Almeida Silva, se a Prefeitura Municipal criar um projeto que permita que a frota de caminhões e veículos de autônomos façam o controle periódico da emissão de fumaça preta e ruído de motor, a Federação doará uma viatura do programa “Compensar” para o Sindicato dos Caminhoneiros de Tatuí e Região.
 
Os projetos “Dental Care – Sorrindo na Estrada” e “Compensar – Programa Ambiental” tem o patrocínio da Belentani Corretora de Seguros e apoio das Prefeituras Municipais.