Especial dia do Caminhoneiro: Saiba como melhorar a alimentação na estrada



A jornada de trabalho de um caminhoneiro é incerta. São horas à frente da direção e muitas vezes esquecem até de se alimentar. Por causa da correria e dos curtos prazos para a entrega das cargas, é normal que deixem de fazer as refeições na hora certa ou que passem horas seguidas sem comer. Uma prática pouco recomendada pelos especialistas.
 
A nutricionista Aline Freire, fez um importante alerta aos caminhoneiros sobre os cuidados que eles devem ter com a saúde através da alimentação. Ela falou sobre a quantidade de refeições diárias, o tempo entre cada uma delas e como se alimentar bem mesmo estando na estrada por vários dias. A entrevista completa você confere abaixo: 
 
FECONE: Quais os benefícios que uma alimentação correta podem trazer ao caminhoneiro?
AF: Assim como o bom desempenho do caminhão depende da qualidade do combustível, a saúde e bem-estar do corpo dependem da qualidade dos alimentos. Portanto, uma alimentação saudável é o combustível corretoque vai trazer como benefícios: mais disposição, mais energia, menos cansaço.Uma alimentação saudável e equilibrada previne doenças e melhora a qualidade de vida.
 
FECONE: Existe recomendação nutricional para caminhoneiros?
AF: Não existe uma recomendação específica para esse caso,vai seguir a recomendação de nutrientes para sua faixa etária e a recomendação calórica de acordo com as variáveis de peso, altura, idade e tipo de atividade que desenvolve. 

FECONE: É possível fazer dieta mesmo estando dirigindo um caminhão o dia todo?
AF: Sim. A dieta nada mais é que uma mudança no estilo de vida o que envolve fazer escolhas certas e evitar hábitos errados. A dieta quando calculada e feita por um profissional capacitado é adaptada para o estilo de vida e rotina de cada individuo. 
 
FECONE:Por passar muitas horas ao volante, o caminhoneiro costuma demorar entre uma refeição e outra, isso é correto? E qual o tempo certo entre uma refeição e outra?
AF:Não. Mesmo que o caminhoneiro demore a parar, o ideal é que ele tenha sempre frutas no caminhão e coma pelo menos três por dia, entre as refeições. O tempo correto de se alimentar é de 3 em 3 horas, assim quando for comer não corre o risco de exagerar.

FECONE: Existe uma alimentação correta para café da manhã, almoço e jantar?
AF: O correto é a combinação adequada de macro e micronutrientes nessas refeições.  Os macronutrientes são os carboidratos (pães, massas, arroz, etc),as proteínas (leite, carnes, ovos, queijos) e gordura (azeite, margarina, castanhas), e os micronutrientessão encontrados no colorido das frutas e verdurasque aliados vão nos fornecer os nutrientes necessários em todas as refeições. 
 
FECONE: Alguns motoristas costumam dirigir na madrugada. É correto se alimentar durante esse período?
AF: A alimentação e o planejamento alimentar devem ser baseados na rotina do indivíduo, portanto se ele ficar acordado durante à noite o ideal é que se alimente, pois não devemos ficar mais de 3 horas sem se alimentar. Deve-se apenas evitar alimentos pesados, pois quando nos alimentamos, o estômago dilata e puxa o sangue do cérebro e das extremidades para auxiliar na digestão, isso pode causar sonolência. Na estrada pode ser perigoso. 
 
FECONE: Normalmente o caminhoneiro não tem tempo para fazer exercícios e uma grande parte deles fica obeso no decorrer a vida “sedentária”. Só a alimentação correta ajuda a não engordar?
AF: Não. O importante é o equilíbrio no consumo energético x gasto calórico, portanto para não engordar devemos consumir menos do que gastamos ou gastar mais do que consumimos.  
 
FECONE: O caminhoneiro obeso inspira mais cuidados? Como evitar a obesidade?
AF: Sim.  Ele está mais propenso a doençascrônicas como o diabetes, hipertensão, etc. Além do que, a obesidade deixa o individuo mais indisposto ecansado. Para evitar a obesidade deve-se comer pensando sempre no menor consumo de calorias, fazendo escolhas saudáveis e ser fisicamente ativo.
 
FECONE: A questão da ingestão de açúcar, doces e gordura para quem não pratica atividade física. Que mal isso pode fazer?
AF: O consumo de açúcar refinado e doces contribui para diabetes, prisão de ventre e inibição do sistema imunológico.  O elevado consumo de gordura contribui para colesterol alto no sangue, o que eleva os riscos de infarto, derrame cerebral e esteatose hepática.
 
FECONE: Alguns caminhoneiros costumam comer rapidamente para não perder tempo na estrada, isso é incorreto? Por quê?
AF: Sim. A digestão começana boca com a mastigação, se comermos rapidamente pulamos essa etapa e o alimento ao chegar ao estômago terá uma digestão mais lenta o que provoca a sonolência, além de aumentar o volume e maior risco de refluxo. Além disso, a mastigação estimula o hormônio da saciedade, importante no controle do apetite evitando a ingestão excessiva de alimentos.
 
FECONE: E água? Qual a frequência e quantidade da água que deve ser ingerida por dia?
AF: A água é importantíssima, ela que regula a temperatura corporal, ajuda no transporte de nutrientes e oxigênio para as células, ajuda a converter o alimento em energia e ainda remove toxinas.  Deve-se beber de 2 a 3 litros de água por dia, e a frequência deve ser fixa e não apenas quando sentirmos sede. Ao sentimos sede, já é sinal que o organismo está desidratado, portanto o ideal é que se tenha garrafas de água sempre perto para o consumo regular. 
 
FECONE: Frutas podem ajudar na digestão?
AF: Algumas frutas como mamão e abacaxi podem ajudar na digestão, pois contém enzimas que ajudam na quebra de alguns nutrientes.
 
FECONE: É correto dormir logo após as refeições?
AF:Não. Pois o alimento ainda vai sofrer a digestão e pode retornar do estômago para o esôfago, o que chamamos de refluxo. O ideal é se deitar depois de 30 minutos ou descansar logo após as refeições, mas em posição vertical (sentado).
 
FECONE: Muitos caminhoneiros optam por almoçar em churrascarias e bares na estrada. Qual a quantidade certa de carne que pode ser ingerida sem causar mal a saúde?
AF: A quantidade certa de carne é calculada com base no diagnóstico individual, porém o excesso de carnese sódio (sal) é prejudicial ao rim. Portanto aconselhamos comer apenas uma porção de 100g que vai variar para mais ou menos de acordo com o Peso do paciente e se tem alguma patologia que tenha que restringir o consumo de proteína.Aconselhamos também trocar as carnes vermelhas que são ricas em gordura saturada, por carnes brancas e principalmente por peixes que contém a gordura insaturada, trazendo mais benefícios para a saúde do caminhoneiro. 
 
FECONE: É possível aliar saúde a rotina de um caminhoneiro?
AF: Sim. Por isso a importância de um profissional capacitado para adaptar a rotina diferenciada desses profissionais com uma alimentação saudável.