Fiscalização eletrônica passa a operar na AMG-2595



 Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, o radar entrou em operação no último domingo

 
Entrou em operação, no último domingo (09), o equipamento de fiscalização eletrônica de velocidade instalado no quilômetro 15,6 da AMG-2595, em Uberaba. A instalação do dispositivo se deu em função dos conflitos de trânsito decorrentes do aumento do fluxo de veículos na via, ocasionado pelo desenvolvimento da indústria regional, que atualmente recebe a produção de etanol do Triângulo Mineiro e de parte do Estado de São Paulo. A velocidade máxima permitida no local em que está instalado o radar é de 60 km/h.
 
O equipamento em questão estava instalado no quilômetro quatro da MG-427, que recentemente passou por obras de duplicação através do Programa Caminhos de Minas. As obras eliminaram os conflitos de trânsito existentes, não havendo mais a necessidade do equipamento no local. Em toda Minas Gerais, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) opera 240 radares.
 
Estudo técnico
 
Os radares são instalados pelo DER/MG após elaboração de estudo técnico e implantação de projeto específico de sinalização. Os equipamentos só entram em operação depois de aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), órgão credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), e em conformidade com as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
 
 
Foto(s): Bernadete Amado