CNTA defende garantia de cargas para os autônomos como prioridade



Ao participar da 1º reunião do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas, nesta quarta-feira (24/06), em Brasília, o presidente da CNTA, Diumar Bueno, afirmou que a garantia de cotas de cargas para os autônomos é urgente para a categoria que passa por uma situação muito difícil.
 
Uma tabela de fretes com preços mínimos a serem praticados é emergencial para garantir condições mínimas de trabalho para os caminhoneiros, de acordo com a análise da Confederação Nacional dos Caminhoneiros Autônomos.
 
No entanto, a entidade defende que 50% das cargas oferecidas no mercado, seja da iniciativa privada ou da administração pública, seja garantida aos caminhoneiros autônomos, visando combater a formação de cartel que privilegia apenas empresas.
 
Bueno reivindica que junto com a tabela seja destinada a reserva de 50% das cargas para os caminhoneiros autônomos, já que são eles os responsáveis por metade da frota de tudo que é transportado nas estradas do país.
 
“Se os valores do frete ficam vantajosos, isso vai estimular ainda mais a compra de caminhões. As empresas intermediárias não vão mais repassar carga para o caminhoneiro autônomo e corremos o risco de ter uma categoria profissional marginalizada. Será um tiro no pé”, afirmou Bueno.
 
Somente a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento movimentou 506.993 toneladas de milho, no ano de 2014, basicamente para atender ao Programa de venda em Balcão, com um custo de R$125 milhões. Há ainda outros ministérios que transportam cargas próprias, como livros e medicamentos. A Petrobras Distribuidora transporta lubrificantes e graxas para todo o país por meio de caminhões. Ela fornece lubrificantes para automóveis, caminhões, aviões, navios, locomotivas, indústrias em geral, além de químicas e termelétricas.
 
“Se metade destas cargas forem destinadas aos autônomos, teremos um grande avanço para diminuir a falta de fretes que há hoje”, disse Bueno.
 
CNTA conquista apoio para garantia de cargas para os caminhoneiros autônomos
 
Durante a abertura do Fórum do Transporte, nesta quarta (24), em Brasília, a CNTA conquistou o apoio de um parlamentar para a reserva de mercado para os autônomos.
 
O deputado federal Assis do Couto (PT-PR) reconheceu que 50% do transporte rodoviário no Brasil é feito pelos caminhoneiros autônomos e pelas pequenas transportadoras.
 
“Acredito que a instalação deste fórum é um reconhecimento deste setor. Logo vamos ter políticas públicas diferenciadas para o transporte de cargas, como a tabela de preços e uma reserva de mercado no setor de transporte público dos armazéns do governo para que o setor possa continuar sobrevivendo, sem desmerecer as grandes transportadoras, que também tem um papel importante na economia”, disse o deputado durante a instalação do Fórum.
 
O presidente da CNTA, Diumar Bueno, observa que para garantir a cota de cargas aos autônomos será preciso aprovar uma Lei que passará pelo Congresso, portanto, “todo apoio é bem-vindo”.