CNTA destaca representação dos autônomos no Fórum TRC



A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos – CNTA destacou a atuação que os representantes dos caminhoneiros autônomos demonstraram durante a primeira reunião do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas (Fórum TRC), realizada no dia 24, em Brasília. De acordo com a entidade, durante o evento de abertura, o Governo teria reafirmado o compromisso com o colegiado dos caminhoneiros e o setor de transporte, que após o fim das paralisações em março, andavam esquecidos.

 
Foram formados três grupos de discussões, cada um com um tema central: renegociação da dívida dos transportadores autônomos de cargas; infraestrutura para o cumprimento da Lei dos Caminhoneiros e o modelo de concessão pela menor tarifa. Em cada grupo, há representantes de dos diversos segmentos do transporte. O Fórum irá se reunir sempre nas últimas quartas-feiras do mês.
 
O presidente da CNTA, Diumar Bueno, enaltece os representantes dos autônomos que participam do Fórum, por estarem adotando uma postura coerente e inteligente na defesa dos interesses da categoria, independente das correntes ideológicas a que cada um pertence. “Os autônomos estão em condições de igualdade com os demais segmentos, diferente de outras reuniões, em que fomos subestimados quanto à nossa importância e conhecimento. Os autônomos hoje têm muito a contribuir para o sistema e com o Governo”, afirmou.
 
O Fórum é composto por representantes do Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, outras lideranças dos caminhoneiros autônomos, empresas de transportes e dos embarcadores.