CNTA é convidada para solenidade dos 80 anos do GSI



A CNTA foi convidada para o ato solene em comemoração aos 80 anos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), realizado nesta segunda-feira (3), no Palácio do Planalto.

O convite foi feito pelo ministro do GSI, general Sérgio Etchegoyen, que participou das negociações com o Governo e a categoria durante a greve realizada em maio.

Estavam presentes no evento o atual presidente Michel Temer, parte dos ministros do governo e a alta cúpula militar.

O GSI desempenha uma função extremamente relevante para o País, prestando assistência direta e imediata ao presidente da República em assuntos militares e de segurança. A  Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), está submetida à GSI.

O GSI possui papel fundamental em todas as questões que podem afetar a estabilidade nacional e internacional. Entre seus pontos de atenção estão temas como o tráfico internacional de drogas e armas; a  coordenação de ministérios e agências para avançar com os programas nuclear ou aeroespacial; e, por fim, a conveniência de atualização do marco normativo sobre a exploração de recursos estratégicos, tais como o urânio e o nióbio.

O presidente da CNTA, Diumar Bueno, parabenizou o atual ministro da GSI, Sérgio Etchegoyen, e aproveitou para estender os cumprimentos ao futuro ministro da pasta, general Augusto Heleno e outras autoridades do próximo governo que estavam presentes.