Piauí: DER inspeciona obras de mobilidade urbana na capital



Cinco obras iniciadas no segundo semestre deste ano pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) serão inspecionadas na manhã desta sexta-feira (8) pelo diretor-geral do DER-PI, Severo Eulálio.

As visitas incluem as obras de duplicação de dois trechos das rodovias BR-316 e BR-343, nas saídas para os municípios Demerval Lobão e Altos; o viaduto da Avenida Miguel Rosa e a nova Ponte sobre o rio Poti, no bairro Ilhotas.

A inspeção começa pela duplicação da saída Sul de Teresina pela BR-316, na altura do posto fiscal da Polícia Rodoviária Federal. De lá, os técnicos do DER-PI seguem até o cruzamento das Avenidas Miguel Rosa com Getúlio Vargas, onde estão sendo perfuradas as fundações para a construção de um elevado, com rotatórias.

Severo Eulálio vai ainda à Avenida Barão de Castelo Branco, que será prolongada até a Avenida Getúlio Vargas, na altura da rotatória de acesso ao Conjunto Morada Nova. A obra será executada em parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Teresina.

A visita ao canteiro de obras da nova ponte do bairro Ilhotas, que está sendo erguida ao lado da Ponte Wall Ferraz, e a duplicação da BR-343, encerram o roteiro de inspeção.

Custos e Prazos

As obras licitadas no final de fevereiro preveem a duplicação do trecho da BR-316, com custo total de R$ 64.772.071,34 e o prazo de execução é de 540 dias. Já a duplicação de 9 km da rodovia BR–343, na saída para Altos, vai custar R$ 36.344267,04 e tem prazo de execução de 365 dias.

Além da terraplenagem, a execução dos serviços de duplicação e melhoramento das rodovias BR–316 e BR-343 incluem a restauração do pavimento, colocação de sinalização vertical e horizontal, obras complementares de paisagismo, iluminação pública e proteção ambiental.

A construção do elevado com rotatória, no entroncamento das avenidas Miguel Rosa e Getúlio Vargas/BR-343, na zona Sul de Teresina, vai custar R$ 28.889.165,70 e o prazo de execução da obra é de 360 dias.

A segunda ponte da Ilhotas, ao lado da Ponte Wall Ferraz, terá três pistas de rolamento e está orçada em R$ 25.934.378,98, com prazo de execução de 180 dias.