Como conservar a vida útil da embreagem do seu caminhão



Um caminhoneiro precisa estar sempre atento aos detalhes da mecânica do caminhão. Qualquer barulho pode ser um alerta de perigo.  A embreagem por exemplo, é o mecanismo utilizado nos automóveis para transmitir a rotação do volante do motor para as engrenagens da caixa de velocidades que, por sua vez, irá reduzir essa rotação e transferi-la para o diferencial através do eixo. 
 
Muitos pensam que a embreagem serve para mudar as marchas, mas não é bem isso. A embreagem é um componente tão importante que sem ela o automóvel com motor de combustão interna não teria existido.
A finalidade principal da embreagem é possibilitar unir algo funcionando com algo parado e isso tem necessariamente de ser feito de maneira progressiva. O “algo funcionando” é obviamente o motor e o “algo parado” é a transmissão às rodas.
 
Como função secundária, a embreagem é usada nas trocas de marcha, de modo a aliviar a carga sobre as engreangens e luvas de engate. 
 
Tipicamente uma embreagem é mudada entre os 120.000km e 180.000km, mas dependendo do estilo de condução poderá gastar-se ao fim de apenas 40.000km. Por vezes, também é necessário substituir o volante motor.
 
Confira algumas dicas para você manter a embreagem do seu caminhão em perfeitas condições:
 
- Nunca segure  o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio. Nestas situações utilize sempre o freio do veículo, para evitar o desgaste do disco.
 
- Use o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha, pois quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, provoca um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes.
 
- Procure não acionar  bruscamente a embreagem para aumentar o toque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar em uma velocidade compatível.
 
- Evite sempre ultrapassar a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, o que afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma.
 
- Evitando arrancadas bruscas; modere nas passagens de marcha.