Em dez dias, quase 3 mil caminhoneiros multados.



 Após dez dias de operação, a fiscalização de circulação de caminhões e veículos de grande porte por radares na Linha Verde já registrou 2.853 infrações. Foram 2.386 veículos flagrados trafegando fora da faixa determinada e 467 caminhões circulando pela via nos horários de restrição.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) iniciou a fiscalização no dia 23 de dezembro de 2013, quando foram ativadas funções já existentes nos equipamentos, que passaram a verificar, através do perfil magnético associado ao cadastro de veículos, se os caminhões estão circulando no horário permitido e se os veículos de grande porte estão trafegando na faixa determinada pela regulamentação.

Segundo a portaria nº 440/2013 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em dias úteis, veículos com capacidade de carga acima de sete toneladas ou com comprimento maior que sete metros não podem circular pela Linha Verde das 7h às 10 horas e das 17h às 20 horas, no trecho compreendido entre o km 120,7 e o km 142,8.

No sentido Sul-Norte, o trecho de restrição vai da Rua Nicola Pelanda, no bairro Pinheirinho, até a Estrada da Graciosa; no sentido Norte-Sul, da Estrada da Ribeira até a Rua João Chede, também no Pinheirinho. Nesses horários, esse tipo de veículo deve utilizar os contornos norte, sul e leste da cidade.