Anfavea prevê melhora nas vendas de caminhões, ônibus e automóveis



A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) acredita que as vendas de veículos irão crescer a partir deste mês, recuperando os resultados tímidos do início do ano. Entre janeiro e abril, houve queda de 5% no total de veículos licenciados: 1,1 milhão contra 1,6 milhão no mesmo período de 2013.
 
Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan, os resultados decorrem, principalmente, de dois fatores: a demora na regulamentação mudanças nas exigências para concessão de crédito pelo Programa de Sustentação de Investimentos (PSI), do BNDES, que financia a aquisição de ônibus e caminhões; e, no caso dos veículos leves, houve restrições na concessão de crédito pelo sistema bancário. 
 
Moan explica que as regras do PSI ficaram mais flexíveis a partir do final de abril (parcela obrigatória mais baixa, mais simplicidade nos procedimentos para obtenção do financiamento e o aumento no limite de crédito por empresa). A expectativa da Anfavea, além disso, é que o governo busque soluções, junto ao sistema financeiro, para facilitar a concessão de crédito para aquisição de veículos novos. 
 
“O mês de abril já teve uma performance melhor que em março. Crescemos 21,8%. Além disso, o PIB deve crescer na ordem de 2%, estamos vendo indicadores favoráveis no desempenho de vários setores”, reforça Moan, ao explicar o otimismo do setor com os próximos meses. “Não compartilho do mau humor vigente no mercado. É viável melhorar os resultados”, conclui.
 
Foto: Agência CNT de Notícias