Câmara lança Frente Parlamentar de combate a roubo de cargas



Com direito a uma apresentação da cantora Sula Miranda, foi lançada, nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas.Segundo dados da frente, ocorreram mais de 14 mil roubos de cargas em 2012, o que representou um prejuízo de R$ 960 milhões.

Desses roubos, 82% foram registrados no Sudeste, se concentrando principalmente nos estados de São Paulo que teve sozinho quase oito mil casos e no Rio de Janeiro.Além de cantar, Sula Miranda também discursou e lembrou que muitas vezes, esses roubos terminam em latrocínios.

"São muitos problemas para esse profissional que literalmente carrega o nosso País nas costas, porque tudo o que a gente precisa no dia de hoje é preciso que tenha um profissional do transporte e provavelmente também algum caminhoneiro trabalhando." (sic)

A frente parlamentar tem o deputado George Hilton (PRB-MG), como coordenador. Para ele, o país precisa de uma legislação mais eficaz: "A gente entende que só existe o crime e ele só vem crescendo a cada ano em função de que existe hoje uma penalidade muito branda para a prática desses crimes."

Entre as propostas consideradas prioritárias pela frente, está um projeto de lei do deputado Guilherme Campos (PSD-SP), que explicou do que trata o texto: "É um projeto simplesinho. Ele só diz que aquela empresa que for pega comercializando produtos que sejam produto de furto, de contrabando, de qualquer ato ilícito, suspende o CNPJ por 180 dias e no caso de reincidência suspende de vez. Acaba com a possibilidade de essa empresa ou esse empresário estar desovando produto do crime." Confira áudio da sessão clicando aqui.