A ANTT está realizando, em todo o território nacional, uma pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços que regula, como o transporte semiurbano, interestadual e internacional de passageiros (regular e fretado), transporte ferroviário de passageiros (regular e turístico), transporte ferroviário de cargas e exploração de rodovias federais pela iniciativa privada. O objetivo é conhecer a opinião e expectativas do público a fim de aprimorar o planejamento das ações regulatórias e fiscalizatórias da Agência. A coleta de dados já está em andamento e tem conclusão prevista para o dia 30 de junho.
As abordagens ocorrem de diversas formas. As empresas usuárias do transporte ferroviário de cargas, por exemplo, recebem questionários eletrônicos por e-mail. Os usuários dos serviços regulares de transporte de passageiros são abordados nas plataformas de embarque e desembarque dos terminais rodoviários ou durante a viagem. Já os passageiros do serviço de transporte fretado recebem um telefonema após a realização da viagem. E os que trafegam pelas rodovias concedidas podem ser abordados nos pontos de parada, nos postos de fiscalização, de abastecimento ou da polícia rodoviária.
Por meio da entrevista, o usuário qualifica o atendimento das empresas, o conforto nas viagens, a pontualidade na realização dos serviços, as tarifas, a segurança, entre outros atributos. O entrevistado pode, também, avaliar a atuação da ANTT.
A pesquisa de satisfação é um importante instrumento para promover a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Com os resultados, será possível identificar situações que merecem estudo mais aprofundado para a criação ou revisão de normas. Os dados permitirão, também, direcionar as ações de fiscalização para os locais ou empresas que apresentem problemas relatados pelos usuários.