Em decisão recente, que deve ser publicada no Diário Oficial ainda nesta semana, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu ampliar o limite de tolerância nos eixos dos caminhões de 7,5% para 10%. A proposta é fruto de reivindicações dos transportadores e já vinha sendo debatida.
De acordo com entidades representativas do setor, mesmo cumprindo a tolerância de 5% para o Peso Bruto Total (PBT), ou ficando abaixo do limite permitido, nem sempre os caminhões conseguiam se adequar à regra dos eixos. Antes de 2007, a tolerância era de 5%. O limite foi ampliado para 7,5%, uma decisão temporária que deveria valer até 30 de junho. Por isso, entidades do setor queriam mudar o índice antes desse prazo.
Atualmente, um eixo isolado de dois pneus precisa se adequar ao peso máximo de 6 toneladas, com tolerância de 7,5%, o equivalente a, no máximo, 6,45 toneladas. Com o limite ampliado para 10%, a tolerância máxima é de 6,6 toneladas. Para um eixo isolado de quatro pneus, cujo peso máximo é de 10 toneladas (10,75 toneladas, com a tolerância de 7,5%), o novo limite será de 11 toneladas.
O novo percentual deve reduzir em 90% o número de multas consideradas injustas. O novo percentual de 10% só irá valer para os veículos que estiverem dentro dos limites do PBT. Para os que excederem, continuará valendo a regra anterior. A expectativa é de que o novo percentual comece a valer antes do início da Copa do Mundo no Brasil.