A partir deste sábado (30/8), um novo segmento duplicado da BR-116/BA será concluído, compreendido do km 473+150 ao km 478+800. O trecho a ser liberado pela empresa ViaBahia, responsável pela concessão, cruza as comunidades de Paiaia, Pedra Branca, Tamburi, Contendas, pertencentes ao município de Santo Estevão/BA.
As obras de duplicação ampliam a capacidade de circulação de veículos e contribuem para o aumento da segurança dos motoristas, uma vez que minimiza os riscos provenientes de pistas simples – ultrapassagens perigosas e colisões frontais, por exemplo. No caso da BR-116/BA, a duplicação contribui para escoamento da produção industrial do Brasil, exercendo um papel de eixo de integração norte-sul do país, pois interliga a região Nordeste às regiões Sul e Sudeste.
Para registro de atendimento, os usuários podem ligar para os telefones 0800-6000-116 (BR-116/BA) e 0800-6000-324 (BR-324/BA), que funcionam 24 horas por dia, ininterruptamente. Os serviços de atendimento ao longo do trecho contam com viaturas de inspeção de tráfego, guinchos leves, guinchos pesados, unidades de suporte avançado, unidades de resgate, caminhões-pipa para combate a incêndio e caminhões de apreensão de animais.
Concessão – Com 680 quilômetros de extensão, a BR-116/324/BA foi concedida para iniciativa privada com o objetivo de exploração da infraestrutura, em 3 de setembro de 2009, pelo período de 25 anos. A licitação fez parte da 2ª etapa do programa de concessões rodoviárias.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), criada em 2001, regula e fiscaliza a exploração de infraestrutura e prestação de serviços de transporte terrestre, inclusive contratos já celebrados antes da sua criação, resguardando os direitos das partes e o equilíbrio econômico-financeiro dos respectivos acordos.