Com a proximidade do fim de ano, aumentam as viagens entre várias regiões do país e intensifica-se a prática do transporte clandestino.
Dentro de suas atribuições de fiscalizar e combater esse tipo de transporte de passageiros, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza, até o dia 7/12 (domingo), operação destinada a coibir essa prática.
As ações são desenvolvidas em cinco estados (SP, GO, TO, MG e BA), em pontos de maior ocorrência desse tipo de transporte.
A operação dá continuidade aos trabalhos em conjunto realizados no decorrer do ano entre ANTT e Polícia Rodoviária Federal (PRF) no combate ao transporte clandestino interestadual remunerado de passageiros e na fiscalização do transporte regular fretado e permissionado.
Durante a fiscalização, os passageiros são informados sobre os riscos e a falta de segurança a que estão expostos quando utilizam esse tipo de transporte.
Participam dessa operação 93 servidores, entre fiscais da ANTT e policiais rodoviários federais, distribuídos em 60 viaturas.
Todas as autuações e apreensões dos veículos usados no transporte clandestino são realizadas de acordo com as determinações contidas na Resolução nº 4.287.
A Agência aproveita para alertar a quem pretende viajar, que antes de contratar uma empresa de ônibus de fretamento, o usuário veja no site da ANTT se o veículo ou a empresa estão cadastradas na Agência.
para isso, é só ir na página www.antt.gov.br em - espaço do passageiro e consultar no link de pesquisa https://appweb.antt.gov.br/sisfret/consulta.asp pela placa do veículo ou pelo CNPJ da empresa ou pela razão social da empresa.
Reclamações e dúvidas – telefone 166 - ligação gratuita.