A pressão de inflação do pneu costuma ser um item que pouca gente domina. Até mesmo experientes borracheiros têm dúvidas. Afinal, nem todos sabem as regras que devem ser seguidas para garantir uma calibragem correta, entregando o máximo de eficiência e evitando acidentes. Os efeitos da pressão baixa não são fáceis de avaliar imediatamente, mas com o passar do tempo, o desgaste irregular atrapalha a vida de quem roda pelas estradas.
Acima de tudo, é preciso seguir as pressões de calibragem recomendadas pelas fabricantes de cada pneu. Lembrando que cada marca tem uma especificação diferenciada, mesmo para a mesma aplicação e o mesmo veículo. Além disso, não se esqueça de checar a inflagem de 15 em 15 dias com um manômetro, inclusive o estepe.
Outra dica é fazer a medição com o pneu frio, uma vez que o calor após a rodagem pode dar um resultado enganoso da condição do pneumático. Isso influencia inclusive em veículos que rodam em altas velocidades por um longo período de tempo. Neste caso, a Associação Latino Americana de Pneus e Aros (ALAPA) recomenda aumentar em 5psi a pressão a frio.
Para veículos que exigem diferentes inflagens em diferentes pneus, é importante lembrar que pneumáticos no mesmo eixo precisam ter a mesma pressão.